Conquistas no Plano de Cargos e Carreira dos Professores da Rede Municipal de Ensino
Caros Colegas Professores
O SINTEPFB ‚Äď Sindicato dos Trabalhadores em Educa√ß√£o P√ļblica Municipal de Francisco Beltr√£o, completou no m√™s de setembro dois anos de exist√™ncia, transpomos barreiras burocr√°ticas, financeiras e falta de credibilidade; uma trajet√≥ria de lutas, marcada por extensa agenda de reuni√Ķes e negocia√ß√Ķes com a Administra√ß√£o Municipal no √ļltimo ano. No decorrer desse per√≠odo, com um conjunto de a√ß√Ķes, conquistamos a confian√ßa, organiza√ß√£o e representa√ß√£o da categoria, demonstrando nossa for√ßa, transformando sonhos em realidades.
Para uma carreira justa √© necess√°rio que tenhamos valoriza√ß√£o profissional, forma√ß√£o continuada com sal√°rios dignos, condi√ß√Ķes de trabalho, participa√ß√£o efetiva na gest√£o do projeto pol√≠tico pedag√≥gico na unidade escolar e na defini√ß√£o das pol√≠ticas educacionais municipais,
Com finaliza√ß√£o da nova reda√ß√£o do PCCR damos o primeiro passo e obtivemos alguns avan√ßos, conseq√ľentemente nosso comprometimento com a excel√™ncia da Educa√ß√£o continua. √Č importante ressaltar que o trabalho educativo dos professores deve ser compreendido e valorizado, no sentido de estabelecer uma rela√ß√£o de respeito √°s nossas necessidades como profissionais e como cidad√£os.
. Destacamos a seguir o que conquistamos com o novo Plano que entrar√° em vigor √° partir de 1¬ļ de janeiro de 2015.
ÔÉė Define: os integrantes do quadro do magist√©rio, objetivos, princ√≠pios, garantias e conceitos.
ÔÉė Estrutura da Carreira:
04 níveis, 15 classes.
ÔÉė Progress√£o bienal:
Com avanço de 02 classes, 2% cumulativo, cada classe.
ÔÉė Avalia√ß√£o de desempenho e qualifica√ß√£o em outubro de cada ano com remunera√ß√£o no m√™s subseq√ľente.
ÔÉė Ingresso:
Por concurso.
ÔÉė Est√°gio Probat√≥rio:
Três anos.
ÔÉė Qualifica√ß√£o Profissional: Afastamento para est√°gio curricular;
Licen√ßa para cursar especializa√ß√£o Stricto Sensu sem preju√≠zo funcional, 1¬ļ ano 100% e 2¬ļ ano 50%.
ÔÉė Aux√≠lio Transporte: para professores residentes em outros munic√≠pios.
ÔÉė Gratifica√ß√£o Natalina e Abono de f√©rias para regime suplementar do professor.
ÔÉė Gratifica√ß√£o para dire√ß√£o e vice ‚Äď dire√ß√£o, equipe pedag√≥gica das escolas e secretaria.
ÔÉė Tratamento ison√īmico aos Professores da Educa√ß√£o Infantil, Creche, Educa√ß√£o Infantil, Pr√©- escola e Ensino Fundamental em rela√ß√£o √° remunera√ß√£o e desenvolvimento funcional na carreira.
ÔÉė Reajuste salarial:
Em janeiro, considerando o reajuste do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica).
ÔÉė Remo√ß√£o:
Com critérios definidos.
Na pr√≥xima semana a Lei que d√° nova reda√ß√£o ao PCCR- Plano de Cargos, Carreira, Valoriza√ß√£o e Remunera√ß√£o dos Professores da rede Municipal de Ensino ser√° sancionado pelo Executivo Municipal a qual entrar√° em vigor √° partir de 1¬ļ de janeiro de 2015.
Agradecemos √° todos que, entre decep√ß√Ķes e realiza√ß√Ķes durante esta ampla trajet√≥ria de estudos e negocia√ß√Ķes que de alguma forma contribu√≠ram para esta importante conquista, √° voc√™ filiado que com sua participa√ß√£o nos deu confian√ßa e apoio aumentando assim nossa for√ßa para continuarmos lutando por aquilo que almejamos.
Iniciamos a elabora√ß√£o de novos projetos e reivindica√ß√Ķes e entre a pauta para 2015 est√£o: Dobra de padr√£o; Regulamenta√ß√£o da AJT; Reconhecimento do PDE para eleva√ß√£o de n√≠vel; Suporte pedag√≥gico para os CMEIs, Hora atividade, Tempo Integral, Chamamento de concursados, pol√≠ticas educacionais, Elabora√ß√£o do Plano Municipal de Educa√ß√£o e contaremos com voc√™ colega professor para participar nesta jornada, pois nossas conquistas foram e ser√£o maiores quando lutarmos unidos. Vamos percorrer caminhos de grande luta, mas acreditamos na determina√ß√£o, for√ßa, organiza√ß√£o e uni√£o da categoria.

Amauri Rocha do Nascimento
Presidente SINTEPFB

‚ÄúA teoria sem a pr√°tica √© puro verbalismo inoperante, a pr√°tica sem a teoria √© um atavismo cego‚ÄĚ
Paulo Freire